Categorias
notebooks e pcs

Conserto de Notebooks

Conserto e Manutenção de Notebooks e Computadores. A manutenção de notebooks se tornou um serviço muito importante desde o crescimento da busca desse tipo de aparelho nos últimos anos. Em uma pesquisa feita pelo IBOPE, foi analisado que atualmente a quantidade de residências que utilizam um notebook, como principal instrumento seja para lazer ou trabalho, […]

Conserto e Manutenção de Notebooks e Computadores.

A manutenção de notebooks se tornou um serviço muito importante desde o crescimento da busca desse tipo de aparelho nos últimos anos.

Em uma pesquisa feita pelo IBOPE, foi analisado que atualmente a quantidade de residências que utilizam um notebook, como principal instrumento seja para lazer ou trabalho, é de 56% e o computador tradicional, conta com um percentual de 31% e os demais, utilizam tablets e/ou smartphones.

Os notebooks normalmente, são usados por profissionais que costumam realizar tarefas regularmente pertinentes a trabalho ou estudos, o tão conhecido home office.

Até mesmo as empresas, que estão usando cada vez mais notebooks, pois isso facilita a realização de reuniões, mudanças de locais de trabalho.

Como de praxe, o mercado de manutenção de computadores, normalmente é cheio de profissionais com poucos conhecimentos, atuando de forma amadora e por consequência disso, cobram preços muito baixos.

Entretanto, essa área “escapa” da atuação desses amadores, pois exige um grau de conhecimento, principalmente em hardware, que possui muitas características específicas para determinados modelos.

É importante realçar que esses tipos de serviços, devem ser realizados por profissionais capacitadas e competentes, que tenham uma vasta experiência no mercado em que atua, não só na parte de consertar de fato o equipamento, mas também para sanar todas as dúvidas que os clientes possam ter.

Portanto, todos os serviços devem cumprir a prazos estipulados, evitando dores de cabeça para os clientes.

Para encontrar uma empresa que ofereça o serviço com segurança e qualidade, é importante realizar antes uma pesquisa de mercado, onde será possível visualizar quais as empresas que bem preparadas e estruturadas para atender a todos os clientes, de acordo com as suas necessidades.

O conserto de computadores e manutenção pode ser dividido em 2 etapas. A primeira, é a fase que transcende antes mesmo do equipamento apresentar algum tipo de falha.

Nesse caso, será feita uma manutenção preventiva, que tem como objetivo prevenir todo e qualquer tipo de problema que possa vir a acontecer, realizando avaliações com periodicidade, para que seja verificado se o mesmo funciona da forma que deve ser.

Por outro lado, a manutenção corretiva ocorre quando o aparelho já não funciona mais. Esse tipo pode trazer as características originais de volta.

Manutenção de Notebooks x Manutenção de Pcs

Os procedimentos de manutenção não são muito diferentes entre notebooks e computadores, quando se refere ao software.

Os sistemas operacionais são os mesmos, as atividades de formatação, instalação, remoções de vírus, etc.

A única diferença, está na instalação dos drivers, já que alguns são bem específicos.

Quanto em relação ao hardware, existem muitas particularidades que o profissional deve ser especializado através de cursos e treinamentos, principalmente de muita prática.

Ao começas a desmontar um notebook, as diferenças são explícitas, são modelos que possuem diferentes parafusos, localização das peças e placas que costumam mudar dependendo do aparelho, mesmo quando são da mesma marca.

Além do mais, existem algumas diferenças quanto aos componentes básicos como a CPU, HD, memória, que também possuem modelos específicos para cada notebook, principalmente em relação aos tamanhos.

O que é feito?

Para quem atua com manutenção de notebooks, deverá realizar as atividades mais básicas e que também são feitas em computadores, como formatação, reinstalação de sistemas, remoção de vírus e malwares e limpeza de software.

Deverá realizar também atividades ainda mais específicas e complexas, que podem variar de acordo com os modelos, como:

  • Troca de componentes
  • Limpeza interna 
  • Troca de teclado, tela de LCD e LED
  • Reparo da fonte de alimentação
  • Reparo da Placa-Mãe

É importante salientar que muitas diferenças são consideráveis entre as marcas e modelos.

As principais marcas no país, são: Samsung, Dell, Sony, Lenovo, Apple, MSI, Asus, Positivo e HP.

Quais os equipamentos necessários?

  • Equipamentos para pequenas soldas
  • Chaves de Fenda e Philips
  • Alicates
  • Pinças
  • Pincéis
  • Multímetro digital
  • Equipamento Anti-Estática
  • Equipamentos para realizar a limpeza (Panos de microfibra, produtos específicos e jatos de ar)

Basicamente, os equipamentos são os mesmos utilizados na manutenção dos computadores, em relação aos notebooks, geralmente, são usadas ferramentas um pouco menores.

Principais problemas encontrados em notebooks

Placa-Mãe ou Motherboard

Em todos os notebooks, normalmente todos os componentes são interligados  integrados a essa placa.

Mudanças e variações na energia elétrica podem fazem com que toda a placa mãe, ou algum componente específico queime.

Em casos assim, geralmente a manutenção consiste na substituição do componente queimado, ou de toda a placa.

Aquecimento e Cooler

É bastante comum o notebooks apresentar falhas devido ao superaquecimento, impactando principalmente em sua performance. Isso ocorre por um erro no Cooler, ou Ventuinha.

Esses dispositivos podem estar com alguma obstrução, sujeira e/ou poeira, estar queimado e/ou não funcionando, nesses casos, o indicado é a realizar a troca do cooler.

OBS: Um fator essencial é a pasta térmica que é utilizada na refrigeração dos processadores (CPUs). Essa pasta deve ser trocada regularmente para reduzir o aquecimento, além de uma limpeza interna.

HD ou Disco Rígido

Por ser uma peça sensível, as falhas nos Hds ocorrem normalmente por mal manuseio do notebooks, como quedas.

Em casos de falhas, é possível tentar fazer a recuperação dos dados.

Tela

São bem sensíveis a quedas e impactos, principalmente as de touch screen, que estão presentes em notebooks mais modernos. Neste tipo de problema, a troca de tela é inevitável.

Placas de Rede e Wireless

Essas falhas ocorrem frequentemente devido a descargas elétricas, principalmente nas placas de rede, que queimam as peças. Podem ocorrer também por uma má conexão a placa-mãe.

É interessante identificar bem as causas das falhas, pois podem estar relacionados ao software.

Por fim, a manutenção de notebooks pode se uma atividade muito lucrativa quando os profissionais são realmente qualificados, pois a demanda é cada vez crescente.

Se a sua pretensão é atuar na área, é crucial investir em cursos e qualificações para conseguir prestar um serviço que transpareça comprometimento, segurança e qualidade.

O que tornará o seu serviço um diferencial no mercado, o que ajudará consequentemente a conquistar muitos clientes.

Se você precisa de uma Assistência Técnica de Computadores pode contar com a gente.